quinta-feira, 30 de abril de 2009

ISSO É POLÍTICA

A capital mineira entrou na luta contra o uso de sacolas plásticas. Uma tendência cada vez mais difundida na Europa tem chances de aportar em Belo Horizonte: a restrição ou proibição do uso de sacolas plásticas nos supermercados e demais stabelecimentos comerciais.

O vereador Arnaldo Godoy (PT) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que determina a substituição dessas embalagens por outras confeccionadas com material biodegradável, menos agressivas ao meio ambiente.

Como alternativa ao plástico, a proposta sugere o uso de sacos feitos a partir de substâncias chamadas de oxibiodegradáveis, que levam até 18 meses para se decompor. Os tradicionais podem contaminar a natureza por mais de cem anos.

“O importante é conscientizar os donos de supermercados sobre a necessidade de se usar esses materiais menos poluentes, mas sem repassar o preço desse custo ao consumidor”, afirma Daivis.

O projeto apresentado na Câmara exige que os sacos de lixo também sejam feitos de material biodegradável.

A chamada luta contra a “plasticomania” ainda é tímida no Brasil. Ela ganhou força na Europa na década passada. Na Irlanda, o consumidor paga desde 1997 um imposto de nove centavos de libra por cada sacola de plástico, o que estimulou a diminuição em 90% do consumo. O dinheiro é destinado a um fundo de gestão do lixo.

Na Alemanha, quem não anda com sua própria sacola a tiracolo é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso dos sacos plásticos nas lojas.

Nos Estados Unidos, em um esforço para preservar o meio ambiente, a cidade de São Francisco, aprovou na semana passada um projeto que proíbe a comercialização nos grandes supermercados de sacos plásticos fabricados a partir de substâncias derivadas do petróleo.

FONTE: http://funverde.wordpress.com/2007/04/04/o-projeto-sacolas-ecologicas-se-espalha-pelo-brasil/

OBS:
Com tantos exemplos e modelos de preservação espalhados pelo mundo, esta é a hora da nossa cidade se manifestar e deixar também que todos possam fazer sua parte. Existem muitos talentos que estão sendo lapidados por aqui, e estas oportunidades não devem simplesmente passar sem que sejam percebidas. É hora de mudar. É hora de sermos sustentáveis. PRESERVE

Por: Scherson Jünger

Nenhum comentário:

Postar um comentário