sexta-feira, 10 de abril de 2009

Consumo Sustentável

É fácil percebe que hoje o mundo está em crise! E por mais que ela seja apenas psicológica em alguns lugares, não quer dizer que ela não exista. O interessante desse momento crucial para a humanidade é o nascimento de novas oportunidades, que nem sempre são percebidas por todos.
Em se tratando de meio ambiente, é possível registrar que a onda do momento é utilizar no processo produtivo materias-primas recicladas. A industria téxtil por exemplo já se alertou para as futuras necessidades de seus consumidores. Como também está se preocupando com um possível fim dos recursos naturais, e assim passou a produzir tecidos com 50% de algodão e 50% de pet reciclado.
Não muito longe, a industria automobilistica está lançando no mercado carros que consomem menos energia e poluem menos o ar. Tendo como exemplo um belíssimo carro apresentado na Feira do Automóvel de Paris, o Citroën C-Métisse trata-se de um protótipo fascinante que recorre à tecnologia Diesel híbrida; isto é, que possui um motor elétrico que entra em funcionamento quando as circunstâncias o requerem, para reduzir a emissão de gases e manter uma condução suave e silenciosa. Seu elegante desenho impacta a primeira vista, especialmente por suas dimensões: 4.74 metros de comprimento por 2 de largura e 1.24 metros de altura. Veja foto abaixo.

Hoje em dia também é possível manter o agronegócio sem agredir a natureza, por meio de produtos biorracionais, 100% naturais e ecologicamente corretos para os mais diversos segmentos do mercado. Esses produtos mantém a saúde do negócio sem prejudicar o meio ambiente.

A preocupação em mudar os métodos de produção direcionados ao consumo de massa hoje não coloca em questão apenas o fim dos recursos naturais, mas como também o surgimento de uma consciência ambiental que muda o comportamento dos consumidores, os quais só irão adquirir aqueles produtos que carregarem consigo o ISO 14000 e outros fatores preponderantes ao movivento de sustentabilidade do planeta.

É hora de mudar, de crescer, de sermos sustentáveis sem agredir a natureza.

Por: Scherson JÜNGER

Nenhum comentário:

Postar um comentário